segunda-feira, 25 de julho de 2016

INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CORRUPÇÃO NO BRASIL

           

                              

               Como é triste para os Brasileiros que procuram seguir a boa criação dada pelos seus Pais que primam pela honestidade e dignidade do ser humano em seus ensinamentos, e sabemos que uma grande parte do nosso povo não pensam de forma corrupta, como  somos tratados em muitos Países onde passamos,  e que  acham que todos os  Brasileiro não são merecedores de confiança em virtude das noticias que dão conta  da corrupção generalizada no Brasil.

            Quando vemos hoje o péssimo exemplo de grande parte dos nossos Juízes, Políticos e ate de Presidentes, que usam seus mandatos de forma totalmente desonestas e ludibriosas, não satisfeitos com suas altas remunerações e privilégios, apropriam-se do erário publico e de propinas que na realidade não passam de valores que foram lesados por prestadoras de serviços diretamente do super faturamento das obras efetuadas e repassadas para os bolsos desses dirigentes corruptos, seja para se elegerem ou mesmo para enriquecimento ilícito.

            É realmente muito triste para o Brasileiro que tem vergonha na cara, não para aqueles que acham muito natural a roubalheira desses bandidos, chegando a dizer que qualquer um que chegando lá fará a mesma coisa, ou então achando normal a frase de que ele rouba mais faz.

            Sabemos que a corrupção não é um privilegio do Brasil, mas sabemos que a sua proliferação é piorada pela falta de uma punição imediata e rígida que poderia ser ministradas por nossas Instituições Judiciárias, mais que às vezes pesam duas vezes para tomar suas decisões em virtude das suas mazelas e casos de Juízes tendenciosos e recebedores de subornos que existem nos seus quadros, terminando muitas vezes por proteger muitos desses facínoras e deixando de aplicar a punição justa.

            Sabemos que no meio do bom trigo está instalado esse joio terrível e em tão alta quantidade, que está ficando difícil para fazermos a distinção.


       Coleção - Comentários - nº 025/2016
    
      Janmota. 
   
       

        

domingo, 10 de julho de 2016

PREPARAÇÃO PARA UMA MORTE

             

Em uma tarde de domingo, Solano um homem muito angustiado usava altas doses de bebida alcoólica em um bar próximo a sua casa e pensava em uma saída para um grave problema que o afligia.

Ele sabia que teria de resolver as coisas rapidamente, caso contrário correria perigo até de ser preso, tinha certeza dos maus feitos que praticou e não tinha dúvida que a vingança da sua mulher e sócia na Empresa da família poderia levá-lo a cadeia, pois além dos desfalques que vinha fazendo nas contas bancárias por ele administradas, usava o dinheiro para manter sua vida de farras e devaneios com mulheres.

E agora depois da descoberta de todos os seus desmandos ele sabia que sua mulher tomaria atitudes muito severas, e que jamais o perdoaria, principalmente pela sua infidelidade, haja vista que já foi ameaçado por ela ate de prisão.

            com a descoberta das suas falcatruas, piorando ainda com suas aventuras amorosas, ele conseguiu arranjar um dos piores inimigos que um homem pode ter que é uma mulher ciumenta.


       o planejamento  

      Entre uma dose e outra, pensava: tenho que resolver as coisas ainda hoje não vai haver muito tempo, amanhã é segunda feira ela devera começar a tomar as providências.

Não vou suportar ir para uma prisão, a coisa tem que ser feita ainda hoje. 

Tenho que executar meu plano vou usar aquele pequeno revolver calibre 22 que possuo guardado, não quero causar um grande estrago, pois e muito doloroso um corpo com grande perfuração de bala.

Tudo isso vai acontecer somente em virtude da intolerância daquela miserável, mesmo sabendo que meus erros foram terríveis, mais bem que ela poderia pegar mais leve, não precisava ser tão radical me forçando a cometer um ato tão cruel.

 Agora preciso ver o local mais adequado, já sei, no quarto do fundo que fica bem isolado, o disparo nem vai ser ouvido, mas não posso falhar na primeira vez sei que não terei coragem para tentar novamente, talvez o corpo só seja encontrado amanhã, quando a faxineira chegar por volta das 08hs. para se trocar.  

Com mais algumas doses, Solano achou-se preparado para executar seu plano, e encaminhou-se à sua residência com todo o esquema preparado para praticar a tragedia.

         O corpo encontrado

Na segunda feira a faxineira como de costume, na sua chegada dirigiu-se a quarto do fundo para se preparar para o serviço, quando deu com um corpo do solano estendido na cama com o braço direito voltado para o chão, em sua mão estava pendurado o pequeno revólver, Solano havia executado o seu plano com todos os detalhes que o havia planejado.

Ao entrar no quarto, sua mulher que foi chamada aos gritos pela Faxineira logo notou sobre uma banqueta junto a cama um envelope, apressadamente abriu:

        A carta do suicida                                                         

“SOLANGE”

Mediante os erros que cometi e sei que foram muitos graves, mas mesmo assim você poderia ter sido mais generosa e tolerante, com sua radicalidade não deixou alternativa para mim, que não fosse apelar para um ato extremo.


Fiquei completamente sem saída com suas ameaças, pois sei que não suportaria ficar encarcerado, além da humilhação diante do escândalo que você promoveu.

 Acho até possível que com este meu ato você possa sentir algum remorso, e venha a me perdoar por todo o tempo em que vivemos juntos, pois na verdade tivemos momentos de felicidades durante algum tempo.

Termino lhe pedindo perdão pelos meus erros, mas também deixando em sua consciência a responsabilidade por este meu ato transloucado, que achei como solução para por um fim em tudo que poderia acontecer dado a sua sede de vingança.

Solano "

Palavras da mulher do Solano após a leitura da carta:

O homem além de crápula ainda é covarde, depois de tudo que fez, tenta me responsabilizar pelo seu ato imbecil e abominável.

F I M

Coleção - CONTOS RÁPIDOS - No. 04 - 2001

Janmota.                          






sexta-feira, 1 de julho de 2016

O TAMANHO DA CORRUPÇÃO


                                          O TAMANHO DA CORRUPÇÃO

                Atualmente no nosso País em todos os lugares só existe um assunto discutido pela população, a corrupção que assola a Nação há centenas de anos, que agora se generalizou de maneira espantosa, em todos os setores da política e empresarial, não deixando nenhum seguimento excluído da roubalheira e falcatruas, Câmara, Senado, Governos em todos os níveis chegando até ao Judiciário e Empresas importantes quase todas envolvidas em transações irregulares com quase toda classe política.

                Agora o que falarmos da população que não perdoa de jeito nenhum estes dirigentes que procedem de maneira desonesta e com toda razão, agora pensemos também nas pequenas desonestidades de muitos que são algozes, mas tem também seus rabos de palha como seja: seu gatinho na energia que consome, outro gatinho na água e ate mesmo arranjando maneiras de burlar as assinaturas de televisão para aumentar seus canais fechados sem desembolsar a mensalidade legal, culminando com a sonegação ao Imposto de Renda, e usando como desculpa  para seu ato as roubalheiras dos políticos.

                Se pensarmos nessas coisas com justiça, vamos ver que as desonestidades  diferem de outras pelo quantitativo, mas que a falcatrua é a mesma e daí podemos considerar que no  roubo a única diferença e a modalidade e dosimetria,  fora esses fatores  na realidade os crimes são os mesmos.

 Coleção - Comentários - 023/2016
 Janmota.