quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O PRIMEIRO ATRASO


O Primeiro Atraso, conta a história de um homem solitário, ele vive em função do seu trabalho e de duas irmãs idosas que vivem no interior, que são por ele sustentadas.
O senhor Pedro muito simples no modo de viver, homem de baixa estatura,franzino com um alto grau de miopia,por isso usa óculos com grau muitíssimo forte que vulgarmente é chamado de fundo de garrafa , porém Pedro tem um sonho em sua vida e o usa também como uma forma de laser.
O ÚNICO LAZER DO PEDRO
Pedro usa suas horas de folga, mexendo com relógios velhos pedaços de fios e com algum tipo de explosivo, ele tem o sonho de confeccionar um artefato, uma " bombinha"como costuma dizer, mas quer faze-lo sem ajuda de terceiros , por isso tem alguns livros velhos aonde pode aprender algumas dicas para efetuar seu sonho de muitos anos, para tal, existe no fundo da sua velha casa um espaço aonde trabalha na sua "bombinha" . 
Ate já conseguiu fazer algumas de pequenos efeitos, agora pensa em conseguir fazer uma com mais potência.
A FIRMA AONDE TRABALHA
O Pedro começou a trabalhar muito cedo como zelador na Empresa do Dr.Alencar, o homem que à fundou, ele foi um dos primeiros funcionários contratado, talvez por esse motivo Doutor Alencar demonstrasse alguma estima pelo Pedro , haja visto que deu todo incentivo para que ele estudasse mais um pouco , chegando mesmo a melhorar sua função
ao longo dos anos, chegando a conseguir o cargo de Auxiliar de Contabilidade, com salário bem superior ao de zelador.
Dos seus 56 anos, 37 foram a serviço desse seu primeiro e único emprego.
Com o falecimento do Dr. Alencar, a Empresa passou a ser dirigida pelo seu filho e único herdeiro, que em virtude de ter o mesmo nome do pai, ficou sendo tratado também como Doutor Alencar. 
A PERSEGUIÇÃO 
Dois anos se passaram do falecimento do Dr.Alencar, e seu filho como novo dono e Administrador, mudou completamente as normas e procedimento na forma de conduzir o funcionamento da Empresa, passando a cobrar mais dos seu funcionários.
Em um dia muito nebuloso, Pedro já no desempenho dos seus afazeres, foi chamado ao Escritório do Dr. Alencar com urgência.
DIÁLOGO ENTRE PATRÃO E EMPREGADO
___ Sr. Pedro há certo tempo venho notando seus constantes atrasos ao serviço, o Sr. sabe que a Empresa lhe paga por oito horas de trabalho, espero que cumpra o horário de agora em diante, pois não quero tomar providências enérgicas que venham a lhe prejudicar.
___ É Doutor Alencar eu sempre fui um funcionário cumpridor dos meus deveres,nunca trago problemas pessoais para o trabalho, trabalhei com vosso pai por todos estes anos ...
___ Um momento Sr. Pedro, meu pai foi uma pessoa e eu sou outra , trate de esquecer o que passou e procure cumprir o horário. E por hoje é só, pode voltar ao trabalho.
___ Esta bem Dr. desculpe se lhe irritei, com licença.
ALGUNS DIAS DEPOIS UM NOVO DIÁLOGO
___ Com licença Dr. Alencar? 
___ Que deseja Sr. Pedro? 
___ Doutor como não foi possível naquele dia justificar os atrasos do mês passado, vou tentar faze-lo agora, caso o Sr. possa me ouvir.
___ Que seja breve, pois tenho muito o que fazer.
___ Doutor durante estes anos que trabalho na sua Empresa procurei ser o mais correto Possível, haja visto que vosso falecido pai... 
___ Sr. um momento, já lhe disse para esquecer meu pai.
___ Perdão Sr. o que quero dizer é que ultimamente estou me sentindo muito cansado,às vezes perco o horário porque passo noites ruins,com insônia e o Senhor sabe que todos nós nos atrasamos uma vez por outra...
___,Não, não Senhor, nunca me atraso nos meus compromissos, e sabe que tenho problemas bem maiores que os seus.
___ O Senhor quer dizer que nunca se atrasa?
___ Sim, por acaso está duvidando da minha palavra? 
___ Não senhor, jamais duvidaria da vossa palavra.
___ Bem Senhor Pedro quanto a sua insônia e cansaço, acho melhor procurar um médico pois esta conversa não justifica. Bom dia e passe bem.
___ Bom dia Doutor, com licença. 
ALGUNS MESES DEPOIS
___ Sr. Pedro, no ano passado andou chegando atrasado ao serviço, depois de advertido o problema foi sanado, mas está voltando a se repetir. 
Hoje atrasou 30 minutos, por isso tenho que tomar medidas disciplinares , pode deixar o trabalho, esta suspenso por 3 dias sem remuneração.
___ Espera ai Doutor, não pode fazer isso, meu salário não está dando para o meu sustento, e esses três dias descontados vão fazer muita falta, por favor. 
___ Há! Está reclamando do salário não é? pois bem, em virtude da sua reclamação e também pelo seu fingimento de doenças além da idade, vamos providenciar o mais breve possível a sua aposentadoria .
___ Doutor pelo amor de Deus não faça isso, o benefício da aposentadoria é muito baixo e vai me deixar sem condição para continuar sustentando duas irmãs bem idosas que vivem lá no meu interior.
___ Infelizmente é o nosso sistema, pois é o que se pode fazer quando o trabalhador se torna improdutivo em virtude da idade avançada. Quanto ao sustento da sua família é um problema que só o Senhor pode resolver, para as Empresas só existe essa solução . 
APÓS SEIS MESES DE APOSENTADO
Conseguir! Eu conseguir! Minha bombinha está pronta, após tantos meses da minha aposentadoria dedicados, agora está pronta para ser testada e com certeza vai funcionar mas onde vou fazer o teste? Espere Doutor Alencar! Incrível como fui lembrar-me daquele maldito logo agora? Pronto, já sei de um bom local. 
Vou testar minha bombinha, vai ser no Escritório do miserável, o homem mais pontual e por isso mesmo vai pagar muito caro .
Deixe-me ver , ele chega ao Escritório precisamente às 06:30 h. meia hora antes dos funcionários e nunca se atrasa. 
Como vou entrar na sala? há já sei, pela janela que fica ao lado do terreno baldio,a moça da limpeza deixa meia aberta logo cedo.
Vai ser um estourinho de nada, não vai afetar meus ex-colegas, talvez até acabe com aquele ingrato.
PEDRO JÁ NO INTERIOR DO ESCRITÓRIO
Pronto, são 06:20 h, a bombinha está em lugar estratégico e
programada para detonar precisamente às 06:33 h, vai ser um estourinho de nada só vai atingir mesmo o Escritório e talvez até acabe com ele, não vai afetar nenhum dos meus ex-colegas, pronto vou sair e aguardar a festa.
Ele deve está chegando, não vejo a hora de comemorar esta pequena vingança.
Pelo amor de Deus! Já são 06:28 h, o miserável está atrasado,não é possível, ele nunca se atrasa, tenho que desativar a bomba, faltam poucos minutos para detonar não posso perder tanto trabalho.
E PEDRO RETORNA AO ESCRITÓRIO
Ha! aqui está ela, vou desativar, não sei se vai dar tempo mas vou tentar mesmo me arriscando.
Às 06:32 h. Doutor Alencar estacionou seu carro e quando se encaminhava para seu Escritório, olhou para o relógio e pensou, estou dois minutos atrasado. 
Foi quando ouviu uma explosão vindo do lado do seu Escritório, parou e ficou muito assustado, e nesse momento cai aos seus pés, um óculos retorcido projetado pela explosão. 
Abaixa-se pega o óculos (fundo de garrafa) com as lentes bem danificadas, e pensa alto,
O QUE SERÁ QUE O SENHOR PEDRO FAZ AQUI !?

                                              F I M
Coleção - CONTOS RÁPIDOS - 1971
Janmota.




Nenhum comentário:

Postar um comentário